Quando falamos em intercooperação estamos nos referido a crescer juntos. E esse é o objetivo de um projeto realizado pelo Sistema OCB e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que estimula a adoção de cooperativas com pouca experiência em gestão ou com baixa expertise em mercados, por coops que já dominam bem essas áreas. Vale dizer que quem também contribui é o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). 

O projeto faz parte do programa Brasil Mais Cooperativo, do governo federal, que tem entre seus objetivos o desenvolvimento do cooperativismo agropecuário brasileiro, sobretudo na região Nordeste.  

Segundo a gerente geral do Sistema OCB, Tânia Zanella, a intenção do projeto é promover a intercooperação como estratégia para o fortalecimento dos negócios cooperativos, aprimorar as boas práticas de governança e fomentar o acesso a novos mercados. “O objetivo é intercambiar o conhecimento e a troca de experiência entre cooperativas com pouca experiência para aprimorar a gestão/acesso a mercados e cooperativas que possuam expertise nesses temas”, explica. 

No ano passado, quando o projeto foi iniciado, 24 cooperativas agropecuárias do Nordeste, denominadas parcerias, foram selecionadas por meio de edital. São elas:  

UF  COOPERATIVA  SIGLA 
AL  Cooperativa Agropecuária de Produtores de Leite Familiar da Bacia Leiteira de Alagoas  COOPAZ 
AL  Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas Ltda  CPLA 
BA  Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uaua e Curaca  COOPERCUC 
CE  Cooperativa Agrícola Mista de Morada Nova Ltda  COOPEMOVA 
CE  Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis  COOPERFAM 
CE  Cooperativa Agropecuária do Trairi Ltda  COOPERAI 
CE  Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares da Região Norte do Ceará  COOPENORT 
CE  Cooperativa Agropecuária dos Produtores Orgânicos da Ibipaba  COAPOI 
CE  Cooperativa da Agricultura Familiar de Ocara  COOAF 
CE  Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Ceará  COOPAFESP 
CE  Cooperativa de Produtores Agricultores e Empreendedores do Estado do Ceará Ltda  COOPDEST 
CE  Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapajé  COPITA 
MA  Cooperativa dos Agricultores Familiares e de Economia Solidária de Vila Nova dos Martírios  COAFES 
PB  Cooperativa Agroecológica Mista da Várzea Paraibana  COMASE 
PB  Cooperativa Agroindustrial de Piabuçu  FRUTIAÇU 
PB  Cooperativa de Ovinocultores da Paraíba  OVINOCOOP 
PB  Cooperativa Mista dos Produtores Rurais na Agricultura Familiar do Estado da Paraíba  COOPRAFE 
PB  Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar Ltda  COPAF 
PE  Cooperativa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco  COOPEAFA 
PE  Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar Orgânica Agroecológica  COOPCAFA 
PE  Cooperativa dos Produtores de Agricultura Familiar  COOPAF 
PE  Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Mandioca da Chapada do Araripe  COOPERAMA 
RN  Cooperativa Agropecuária Cacho de Ouro  COOPERCACHO 
RN  Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Seridó  COAFS 

Após a seleção, as cooperativas parceiras realizaram autoavaliações online de mercado e gestão. Para o diagnóstico de gestão foi utilizado o sistema do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), desenvolvido pelo Sescoop. Já na autoavaliação de mercado foi aplicado o diagnóstico de Cenário Mercadológico, desenvolvido pela OCB. 

 

COOPS COLABORADORAS 

Para contribuir com o desenvolvimento das 24 selecionadas, OCB, MAPA e IICA convidaram nove cooperativas colaboradoras da região Sul para serem as mentoras, já que possuem expertise em gestão e/ou acesso a diferentes mercados. São elas: 

UF  Cooperativas Colaboradoras 
PR  Copacol, Cocamar, Cooperante 
SC  Aurora, Coopervil, Cooperja 
RS  Garibaldi, Dália, Santa Clara 

 

NA PRÁTICA 

Foram criados dois grupos de 12 cooperativas parceiras e 4 cooperativas colaboradoras. Para otimizar as mentorias, os temas identificados nos diagnósticos de gestão e mercado foram utilizados como direcionamento dos grupos. Entre os temas, estão assuntos como a realização de estratégias promocionais do produto, estudo de demanda de mercado, práticas de gestão com foco em estratégias e planos e, ainda, design e inovação de produtos. 

As reuniões de mentorias acontecem quinzenalmente por meio de uma plataforma digital, sempre às sextas-feiras. Mensalmente, também ocorrem encontros de networking entre as coops parceiras e colaboradoras. O calendário do projeto tem previsão de atividades até dezembro deste ano. 

 

 AVALIAÇÃO 

O diretor do Departamento de Cooperativismo e Acesso aos Mercados, no Mapa, Márcio Madalena, avalia que o projeto, mesmo ainda no início, já apresenta sinais de bons resultados para as coops participantes.  

Segundo ele, desde o início, quando o Mapa e a OCB iniciaram as discussões para a elaboração da iniciativa, o foco sempre foi muito claro: aproximar as coops das mais diferentes regiões do país, para que pudessem a partir da intercooperação, encontrar soluções para melhorar seus processos internos, sua gestão e o acesso a mercados nacional e internacional.  

“Nesse piloto, que envolve as coops do Sul e do Nordeste, já estamos observando esse processo de intercooperação acontecer. As cooperativas são muito empáticas, pois ambos os grupos têm muitas coisas em comum. Certamente, todos os participantes terão um excelente resultado no final do projeto”, avalia o diretor.