Mercado Internacional
Cooperativismo é estratégia para exportação
Quarto e-book da série Exportação para Cooperativas explica as vantagens de fazer parte de uma coop na hora de exportar.
O cooperativismo é um modelo de negócios onde se cresce junto. E isso significa, também, ter uma estrutura mínima que dê suporte na hora de dar passos maiores como exportar, por exemplo. Junto com outros produtores, organizados em uma coop, é possível ter muito mais segurança para acessar e permanecer em novos mercados. E é isso que o último e-book da série Exportação para Cooperativas – Cooperativismo como estratégia para exportação vai te mostrar: as vantagens de fazer parte de uma coop na hora de exportar.
A partir desse conteúdo você vai descobrir as vantagens de fazer parte de uma coop na hora de fechar um bom negócio, vai mergulhar na intercooperação e, por fim, vai perceber que exportar, sendo uma coop, é mais simples e eficiente.
Segundo a gerente geral da OCB, Fabíola Nader, os três primeiros volumes trouxeram questões teóricas e práticas sobre como realizar uma exportação, permeando temas como planejamento, comercial, marketing, operacional, jurídico, pagamentos, logística, entre outros.
“Agora que já entendemos essas questões, vamos abordar o cooperativismo como estratégia para exportação. Se você é um produtor rural e pretende começar a exportar, saiba que percorrer este caminho por meio de uma cooperativa – constituindo uma ou sendo cooperado de alguma que já exporta – pode ser mais simples e eficiente. E é isso que demonstramos neste e-book”, explica Fabíola.
BAIXE AGORA MESMO
VOLUME 1: Primeiros passos para exportação: Este é o nome do primeiro e-book que já está disponível. O material apresenta de forma clara e simples tudo o que você precisa saber para sua cooperativa começar a exportar. Nele você encontra informações sobre escala, embalagens, padronização e outros fatores exigidos pelo mercado internacional que farão toda a diferença na hora de a coop acessar os clientes de fora do Brasil. Para acessar, clique aqui.
VOLUME 2: Estratégia comercial e o marketing para exportação são o tema do segundo e-book da série, que tem por objetivo facilitar o entendimento sobre como funcionam as exportações diretas e indiretas e qual modelo se encaixa melhor em cada perfil de organização. Além disso, o material também reúne dois estudos de caso que demonstram, na prática, alguns pontos teóricos tratados no manual. Para acessar, clique aqui.
VOLUME 3: Sabe aquelas questões operacionais na hora de exportar seu produto, como processos relacionados a contratos, normas, pagamentos e logística? Pois é, as respostas para estas perguntas fazem parte do terceiro volume da série: Questões Operacionais. Para isso, é importante conhecer os métodos de exportação, garantindo que a negociação seja realizada dentro da legalidade, de forma segura, eficiente e conforme as condições estabelecidas no contrato com o importador. Clique aqui.
VOLUME 4: Cooperativismo como estratégia de exportação. Clique aqui.